Quem Somos


A E.E.F Laurentino Alves de Macena 


Situada no sitio leite zona rural, a dezoito quilômetros de nosso município, fundada em 22 de julho de 1978, tem como objetivo aprimorar o ensino aprendizagem.

O sítio em que a escola está inserida possui iluminação elétrica, clima aconchegante, água encanada de poço, fazendo do lugar um local bastante convidativo, as pessoas que vem de outras localidades, o ambiente prazeroso e aconchegante, com o pessoal muito acolhedor.

Antes da existenciada citada unidade escolar todas as crianças da época estudavam na residência do senhor Afro Alves de Macena, e sua filha Antônia Alves conhecida por Toinha Alves, era professora, ensinava com muita dificuldade em uma sala Multisseriada, devido à demanda de alunos que vinha crescendo, foi aí que o senhor Afro Alves de um terreno à prefeitura e o governo municipal da época Dr. Ailton Gomes, construiu a escola com duas salas de aulas, cozinha, banheiro, diretoria, depósito. Em homenagem foi em nome da unidade de ensino Laurentino Alves de Macena nome do pai do senhor Afro Alves o pai doador.

Vale ressaltar que Toinha Alves foi a primeira diretora dessa unidade escolar, desempenhou um trabalho muito bom e prazeroso. A segunda diretora foi Lucia Alves de Brito que atuou bastante tempo desenvolvendo uma gestão dinâmica e compromissada.

Em 2008 a escola passa por uma reforma, onde foram construídas duas salas de aula, banheiros, pátio, laboratório de informática, cantina e muro, foi feita a fachada da frente da escola. Hoje a citada escola está muito bonita e foi mais uma reivindicação da comunidade ao senhor prefeito Dr. Raimundo Macêdo, a qual atendeu as reivindicações solicitadas e a mesma foi reinaugurada dia 28 de março de 2008. Hoje a escola conta com 100 alunos funcionando os três turnos matutino, vespertino e noturno do ensino fundamental do primeiro ao nono ano e o EJA (educação de jovens e adultos).

O corpo docente é constituído por sete professores do fundamental II e cinco professores do fundamental I e um professor do EJA, todos com uma carga horária de 200 dias letivos e 800 horas aula, obedecendo a um calendário escolar, todos os professores são formados com nível superior.

Ressaltando ainda que a escola possui um quadro de funcionários distribuídos da seguinte forma:

Uma diretora

Uma auxiliar de secretaria

Uma merendeira

Uma agente administrativa

Duas auxiliar de serviços gerais

Dois porteiros noturnos

Atualmente a diretora que está à frente dos compromissos da escola, é a professora Rosa Maria Mascarenhas Alves, pessoa muito engajada coma a educação, batalhadora e desenvolve uma gestão democrática muito compromissada e procura dar o melhor para que haja um bom desempenho na aprendizagem dos nossos educandos.

A escola hoje trabalha com uma proposta pedagógica inovadora. São desenvolvidos projetos pedagógicos, há planejamentos sempre participativos, reunião com os pais, com APC (associação de pais comunitários), que com todo colegiado da escola, onde a mesma trabalha com uma gestão democrática muito participativa. A escola foi contemplada com o projeto bolsa escola, tudo isso faz com que nossos alunos tomem mais gosto em vir à escola.

Os professores dão o melhor para nossos alunos afins de que eles tomem conhecimentos de seus direitos e deveres. Por essa razão é que a não esta havendo evasão escolar.

Outro segmento que também se destaca de bom na escola é a participação da família acompanhando e dando sugestões que possibilitam o melhoramento do ensino aprendizagem, tornando a escola uma potência atuante na comunidade.


“Tudo que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola na mão também. Tudo que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, consideram do o trabalho imenso que se põe diante de nós que é de assumir esse país democraticamente.”


Paulo freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário