PPP- Projeto Político Pedagógico


Projeto Político Pedagógico

(PPP)

E.E.F Laurentino Alves de Macena



1 - APRESENTAÇÃO

Os inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade contemporânea.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Alves de Macena, enquanto instituição formativa deve decidir-se por seus rumos e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseios contemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atuais e futuras gerações.
Por isso, a educação preconizada no Projeto-politico-pedagógico de nossa escola, fundamenta-se no principio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação do conhecimento e (re)leitura de mundo, num processo  contínuo de aprendizado  envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
A Proposta que ora é apresentada, prioriza a oferta de um modelo de educação que contribua para a reflexão, ação e construção de uma nova realidade social. Enfatiza também a intencionalidade da realização de um desafio: “promover ações educativas, no sentido de desvelar as causas da exclusão, de possibilitar a vivencia de praticas inclusivas, tanto no que se refere ao conhecimento que é trabalhado, nas formas de participação no espaço escolar”.
Portanto, sentimos a necessidade de empreender uma proposta de trabalho coletivo, a qual possa ofertar subsídios para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam a construção de uma escola publica que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e busque de forma possível desenvolver a fé através do ensino bíblico, sendo instrumento real de transformação social e humanitário. Espaço em que se aprenda a aprender, a conviver e a ser mais humano consigo mesmo e com os outros.




Missão da escola
       A E.E.F laurentino Alves de Macena tem por finalidade atender as necessidades de aprendizagem dos alunos, proporcionando uma melhor formação através dos procedimentos pedagógicos buscando uma formação integral e inter-disciplinar, priorizando os aspectos: intelectual, cognitivo, psicomotor, emocional, afetivo, familiar e o social.


Visão da escola
     A E.E.F Laurentino Alves de Macena tem por visão ser uma instituição de referencia, pela excelência do trabalho educacional, dando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para toda a comunidade local, proporcionando um ambiente saudável e prazeroso, na qual os alunos motivados atingem e superam a aprendizagem de qualidade.



2 - JUSTIFICATIVA

A educação no Ensino Fundamental é um desafio que precisa ser assumido por todos – sociedade e governantes, uma vez que esta apresenta diversos problemas em toda sua organização a nível municipal, estadual e nacional.
Juazeiro do Norte não está fora desse contexto o agravante mais sério, além da evasão e reprovação é o baixo nível acadêmico dos alunos, pois grande parte destes conclui o ensino fundamental sem ter as competências e habilidades inerentes a cada série. Comprometendo assim o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, aquisição de novos conhecimentos e a formação de atitudes e valores, deixando de atingir um dos objetivos do ensino fundamental que é o desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura da escrita e do cálculo.
Diante desta problematização a EEF Laurentino Alves Macena pretende minimizar essa situação com a visão de ser uma escola eficaz, responsável e de qualidade, atendendo bem e respeitando todos os sujeitos envolvidos no processo educativo, tendo por missão oferecer um bom ensino, garantindo o acesso e a permanência dos alunos com sucesso de modo a assegurar um melhor desempenho na aprendizagem com o objetivo de formar um cidadão crítico, participativo e capaz de exercer sua cidadania de forma ativa e consciente.
Na busca desse ensino de qualidade temos como aliados os pontos fortes que são:
·   A união do Núcleo Gestor e todos os profissionais do ensino;
·         O compromisso de todos os   professores;
·         A responsabilidade de cada profissional do ensino;
·         A disponibilidade da maioria dos servidores na execução de projetos adotados pela escola.

Temos como adversários os pontos fracos que são:
·         A carência de profissionais especializados para atender aos alunos com necessidades especiais;
·         Falta de acervo bibliográfico;
·         Estrutura física inadequada para promover eventos que reúna grande número de pessoas (auditório);
·         Deficiência no acompanhamento e orientação dos pais no que se refere às tarefas domiciliares.
No entanto, acreditamos que apesar dos empecilhos temos possibilidades de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais afetivas e sociais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos acumulados, ou seja, ao invés de mera transmissão de conteúdo esta escola tem como função social, ensinar o aluno pensar, atingindo as formas de acesso e a aprimoração do conhecimento elaborado, de modo que eles possam praticá-la automaticamente ao longo de sua vida, interagindo sujeito e realidade, no qual o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada cultura.

  

3 – OBJETIVOS

3.2 - Objetivos Gerais
  • Contribuir para o desenvolvimento do aluno como pessoa e como profissional, oportunizando meios, dentre eles, orientação espiritual, moral e étnico para a descoberta de suas potencialidades, valorização pessoal e seu preparo para o exercício da cidadania.
  • Proporcionar a o educando os meios necessários para entender o mundo em que vivemos, o momento histórico em que estamos situados, fornecendo recursos para que o mesmo perceba-se como sujeito da história capaz de superar as dificuldades de defende-se das interferências negativas e conquistas de uma vida melhor.
  • Favorecer a apropriação do conhecimento sistematizado e socialmente construído, em um ambiente flexível, socializador, criativo, prazeroso e facilitador de aprendizagem significativa capaz de garantir o acesso e a permanência e sucesso do aluno.

3.1 – Objetivos Específicos
  • O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação de condições de aprendizagem para:
I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e calculo.
II - A compreensão do ambiente natural e social do sistema politico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV - O fortalecimento dos vínculos de família dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


5 - ASPECTOS HISTÓRICOS DA ESCOLA

    A E.E.F Laurentino Alves de Macena situada no sitio leite zona rural, a dezoito quilômetros de nosso município, fundada em 22 de julho de 1978, tem como objetivo aprimorar o ensino aprendizagem.
    Antes da existência da citada unidade escolar todas as crianças da época estudavam na residência do senhor Afro Alves de Acena, e sua filha Antônia Alves conhecida por Toinha Alves, era professora, ensinava com muita dificuldade em uma sala               Multisseriada, devido à demanda de alunos que vinha crescendo, foi aí que o senhor Afro Alves de Macena fez uma doação de um terreno à prefeitura e o governo municipal da época Dr. Ailton Gomes, construiu a escola com duas salas de aulas, cozinha, banheiro, diretoria, depósito. A unidade de ensino Laurentino Alves de Macena recebeu o nome em homenagem ao pai do senhor Afro Alves de Macena o pai doador.
    Vale ressaltar que Toinha Alves foi a primeira diretora dessa unidade escolar, desempenhou um trabalho muito bom e prazeroso. A segunda diretora foi Lucia Alves de Brito que atuou bastante tempo desenvolvendo uma gestão dinâmica e compromissada.
     Em 2008 a escola passa por uma reforma, onde foram construídas duas salas de aula, banheiros, pátio, laboratório de informática, cantina e muro,  feita a fachada da frente da escola. Hoje a citada escola está muito bonita e foi mais uma reivindicação da comunidade ao senhor prefeito Dr. Raimundo Macêdo, a qual atendeu as reivindicações solicitadas e a mesma foi reinaugurada dia 28 de março de 2008.   
  


4 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

4.1 - NOME: E.E.F. Laurentino Alves Macena.

4.2 - LOCALIZAÇÃO: Sítio Leite, S/N.
                               Zona Rural

4.4 - MUNÍCIPIO: Juazeiro do Norte

4.5 - ESTADO: Ceará

4.6 - ASPECTOS LEGAIS DA CRIAÇÃO: Foi criado pelo Decreto Municipal Lei nº 385/21 de setembro de 1979 pela administração do Prefeito Ailton Gomes de Alencar.
             4.7 - CNPJ- 05.821.066/0001-66

3.8 - CÓDIGO DA ESCOLA NO CENSO ESCOLAR: 23165758


  

7 - ESPAÇO FÍSICO

Sala de aula – 04
Secretaria – 01
Laboratório de Informática – 01
Cantina – 01
Depósitos para material – 01
Depósito de merenda – 01
Banheiro Masculino – 01
Banheiro Feminino – 01
Banheiro para professores - 01


8 - MODALIDADE DE ENSINO

Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano
Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano
EJA (Educação de Jovens e Adultos)


9 - RECURSOS HUMANOS

PESSOAL DE EXECUÇÃO, APOIO, DOCENTE E ADMINISTRATIVO
Diretor Administrativo .....................................................................01
Auxiliar de Secretaria.......................................................................01
Professores.......................................................................................10
Agente Administrativo…...................................................................01
Auxiliar de Serviços Gerais….............................................................02
Merendeira…....................................................................................01
Vigia…...............................................................................................02




10 – PRINCIPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO

 Referencial Teórico

As tendências pedagógicas, nas maiorias dos casos não aparecem em forma pura mas, com características particulares, muitas vezes mesclando aspectos de mais de uma linha pedagógica. Pode-se identificar na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro tendências: a tradicional, a renovadora, a tecnicista e aquelas marcadas pela preocupação sociais e políticos. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. O professor é visto, como facilitador do processo busca e conhecimentos, cabe ao mesmo organizar e coordenar situações de aprendizagem adaptado suas ações as características individuais dos alunos para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais. Dentro da escola os pais e a sociedade precisam assumir suas responsabilidades na formação da identidade dos alunos, respeitando-os seus direitos e fazendo-os cumprir seus deveres.
A escola precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar seus limites propiciando aos seus alunos desenvolvimento de capacidade, mediante o processo de construção e reconstrução  de conhecimentos.
A escola é construção de cidadania.


Metas

1.     Garantir a matricula de alunos através de chamada publica dentro da comunidade;
2.     Garantir a permanência dos alunos na escola em 95% nos próximos três anos;
3.     Reduzir a repetência escolar em 90% nos próximos três anos;
4.     Ampliar a escola em 90%;
5.     Tornar a escola em tempo integral para os próximos dois anos (2012 e 2013).

Ações

1.     Divulgações através de carros de som, panfletagem e cartazes; gincanas, corridas de sacos, dramatizações, apresentações de palhaços, apresentação de slides das ações realizadas pela escola;
2.     Curso de informática, projetos de arte envolvendo musica e danças, reunião com os pais, competições em jogas esportivos e recreativos extraclasse, projeto “aluno consciente”, seminário cultural, olimpíadas internas de matemática, concurso de redação, feira de ciências, aulas de campo, projeto cultural “100 anos de Gonzagão” realização de atividades culturais como: cinema na escola, caraoquê, teatro durante o bimestre.
3.     Recuperação paralela, aulas mais interativas tornando-as mais atrativas; cobrar a participação mais efetiva da família na escola;
4.     Sala de leitura; sala de informática, quadra esportiva;
5.     Utilização da quadra esportiva para eventos esportivos e aulas extraclasse e conseguir autorização para o curo de informática dentro da própria escola. tentar junto a secretaria de cultura do município curso de desenho e artes plásticas, aula de artesanato, buscar parcerias com as universidades para realização de cursos técnicos; aulas de judô.



Sistemas de avaliação
A avaliação do rendimento escolar será um processo continuo do acompanhamento do aluno, abrangendo os aspectos cognitivo, psicomotor de modo a possibilitar a verificação de mudanças quantitativas e qualitativas de comportamento no que se referem a conhecimentos, habilidades e atividades.
Para os nossos alunos a avaliação será um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender.
A avaliação será feita num processo diagnostico, continuo, bimestral, verificando os avanços e as dificuldades alcançadas pelos alunos. Durante o ensino-aprendizagem, utilizamos vários instrumentos e situações para avaliação. O rendimento da aprendizagem dos alunos será através de notas de 01 a 10. O resultados das avaliações serão registradas nos documentos escolares, de acordo com as normas em vigor.



Matemática:
Resolver situações-problemas, sabendo validar estratégias e resultado, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como os instrumento tecnológicos disponíveis.

-Ciências humanas:

História:
Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação políticas institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.

Geografia:
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção de território, paisagem e do lugar.



Estudos Regionais:
Propiciar o conhecimento de nossa região e seu povo. Compreender o desenvolvimento da historia de Juazeiro do Norte, a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas.
Da natureza e Objetivos da Educação de Jovens e Adultos
Art. 1º - A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de Ensino destinada àqueles que não tiveram  acesso ou continuidade de estudos na idade própria.
Art. 2º - A Educação de Jovens e Adultos objetiva desenvolver nos seus destinatários. Através de modalidade adequada, dentre outras, as seguintes capacidades:

I – Dominar  os instrumentos básicos da cultura  letrada, de modo especial a leitura e a escrita, habilidade primordial em si mesma e um dos pilares para aquisição de outras habilidades a serem adquiridas em classes, que funcionem em horários compatíveis com as práticas sociais do trabalhador;
II – Dar continuidade aos estudos correspondentes à educação básica, nos seus segmentos de ensino fundamental e médio, com modalidade própria, distinta do ensino regular e adaptada às condições do jovem e adulto, inclusive com metodologia que aproveite a maturidade e a experiência do educando;
III – Promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além do acesso à educação continuada;
IV – Melhorar sua condição de cidadania, desenvolvendo atitudes participativas e conhecendo melhor seus direitos e deveres de cidadão;
V – Desempenhar de modo consciente e responsável seu papel no cuidado e na educação das crianças, no âmbito da família e da comunidade;
VI – Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar as diferenças de gênero, raça e credo, assimilando atitudes de não discriminação;
VII – Aumentar a autoestima, fortalecer a confiança em sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social;
VIII – Reconhecer e valorizar os conhecimentos científico e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade;
IX – Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, desenvolvendo a consciência de sua inserção participativa nos espaços sociais em que está inserido a família, o local, o regional – aperfeiçoando a convivência fraterna com seus semelhantes


Recuperação
     A escola adotará obrigatoriamente estudos de recuperações paralelas ao período letivo para os casos de baixo rendimento escolar. Considerando-se tratamento especial dispensado ao aluno, em decorrência da deficiência na aprendizagem. A organização para recuperação será definida pela escola conforme o grau de deficiência de cada aluno. Nenhum aluno poderá ser declarado reprovado antes de haver o processo de recuperação.
     Em conformidade com o dispositivo da lei N° 9394-96 contido no arquivo 24, Inciso V, letra “e” , no artigo 12, Inciso V no artigo 13, Inciso IV , da resolução CEC N° 384-2004, o conselho de educação de Ceará, no uso de suas atribuições legais na lei N° 11,014 de 09 de abril de 1985.



                                                                                       “quem tem muito amor no coração
                                                                                             Tem sempre alguma coisa para 
                                                                                                                      Dar aos outros”
                                                                                                                   Santo Agostinho.







2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho realizado na escola eu ainda sinto saudades de quando estudava na mesma eu admiro muito as pessoas que trabalham seriamente e assiduamente para manter uma escola bem organizada

    ResponderExcluir